sábado, 5 de julho de 2014

Pintura: MARK TANSEY



Mark Tansey (1949, San Jose, California) é um pintor americano conhecido por suas obras monocromáticas, pinturas conscienciosamente elaboradas que incorporam uma mensagem oculta, um conflito ou uma contradição, de maneira que está longe de ser um pintor realista. Ele argumenta que a representação tem funções diferentes na captura da realidade e que seu trabalho é sobre como realidades diferentes interagem umas com as outras. Para isso faz uso da "roda das cores", uma roda de madeira composta de três círculos concêntricos de palavras e pequenas frases que, combinadas entre si depois de três giros lhe dão uma ideia aproximada do tema que tratará na obra seguinte. Cada círculo contém 180 palavras, o que lhe permite gerar vários milhões de frases possíveis.





Roda das Cores
- utilizada por Mark Tansey na combinação de temas e cores de suas próximas obras.


As pinturas de Tansey geralmente representam acontecimentos cotidianos ou históricos, ainda que um olhar mais minucioso revelem certas particularidades.

Fazendo uso de uma excelente ironia e sentido de humor, Tansey nos oferece uma alegoria hiper-realista sobre a crítica da arte na obra intitulada "A Prova do Olho Inocente", de 1981, pintando uma cena em que uma vaca se põe a observar um conhecido quadro do barroco holandês Paulus Potter, chamado "O Touro".
A vaca olha o quadro e os demais esperam seu veredito, seu juízo sobre a obra. Como reagirá? E o que é pior: a quem importa o que pensa uma vaca? Há quem se põe a anotar tudo o que ocorre e até quem está disposto a recolher algo que o inocente crítico deixe cair, mantendo um esfregão à mão.

Seguem  abaixo as imagens de algumas de suas obras mais conhecidas.



"A Prova do Olho Inocente" - 1981
- dimensões: 198, 1 x 304,8 cm




"Mont Sainte-Victore"- 1987
- dimensões: 254 x 333,7 cm




O mesmo quadro após um giro de 180º
- Como em toda a obra de Tansey, aqui fica patente a dualidade. A cena no campo com montanha ao fundo se converte, ao girarmos o quadro, em uma cena dentro de uma cova.




Interceptação - 1996





"Triunphy Over Mastery II" - 1987
- dimensões: 97 x 68 cm-
- O trabalhador pintando sobre os afrescos da Capella Sixstina termina por apagar sua própria sombra bem como da escada que o sustém.




"Purity Test" - 1982
Índios observam uma espiral e tentam decifra-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário