quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Arquitetura: HABIT 67





Habitat 67, ou simplesmente Habitat, é um complexo de moradias situado em Montreal, Canadá, desenhado pelo arquiteto e urbanista israelense Moshe Safdie. Foi concebido, originalmente, como sua tese doutoral em arquitetura na Universidade McGill e posteriormente construído como um pavilhão para a Expo 67, a Exposição Universal celebrada de abril a outubro de 1967, e que estabeleceu o recorde de assistência de uma exposição mundial, com mais de 50 milhões de visitantes. O complexo se situa no nº 2600 da Avenida Pierre-Dupy, em Muelle Marc-Drouin, junto ao Rio São Lourenço. O Habitat 67 é considerado um ícone arquitetônico e um dos edifícios mais conhecidos e significativos de Montreal e Canadá.

O esboço de Safdie do Habitat 67, que começou como um projeto de tese para sua carreira de arquitetura na Universidade McGill, foi "altamente reconhecido" na instituição, ainda que Safdie mencione que não conseguiu ganhar o Prêmio Pilkington, um prêmio para a melhor tese nas escolas de arquitetura do Canadá. Depois de deixar de trabalhar com Louis Kahn na Filadélfia, Safdie foi abordado por Sandy Van Ginkel, seu antigo diretor de tese, para realizar o plano mestre da Expo 67, a exposição universal que ia acontecer em Montreal. Safdie decidiu propor sua tese como um dos pavilhões e começou a desenvolver seu projeto. Depois de que Michell Sharp, o ministro de gabinete federal, responsável pela exposição, e Lester B. Pearson aprovaram o projeto em Ottawa, o Diretor de Instalações da Expo 67, Edward Churchill, deu o aval a Safdie para que este deixasse o comitê de planificação e trabalhasse no projeto do edifício como um arquiteto independente, apesar de sua relativa juventude e inexperiência. Uma oportunidade que Safdie descreveu posteriormente como "um conto de fadas, um maravilhoso conto de fadas".

O projeto foi financiado pelo governo federal, mas atualmente é propriedade de seus inquilinos, que compraram o edifício da Canadá Mortgage and Housing Corporation em 1985 e formaram uma sociedade limitada . Safdie, todavia, possui um aposento no edifício.

Habitat 67 contem 354 encaixes de concreto pré-fabricados idênticos, dispostos em diferentes combinações que alcançam até doze andares. Juntas, essas unidades criam 146 residências de diferentes tamanhos e configurações. O complexo continha, originalmente, 158 apartamentos, sete, porém, se uniram a outros apartamentos para criar unidades maiores, reduzindo o número total. Cada unidade está conectada a pelo menos um terraço particular, que possuem entre 20 e 100 metros quadrados.

O projeto foi desenhado para integrar os benefícios das casas suburbanas, com jardins, ar fresco, privacidade e várias plantas, e com os benefícios econômicos e a densidade de um edifício urbano moderno de apartamentos. Acreditava-se que  o complexo ilustrava o novo estilo de vida em que viveriam as pessoas em cidades cada vez mais populosas em todo o mundo. O objetivo de Safdie de que o projeto fosse moradia acessível fracassou: a demanda das unidades do edifício ficaram mais caras do que o concebido originalmente. A estrutura existente pretendia ser a primeira fase de um complexo muito maior, mas o alto custo o impediu.

O tema da Expo 67 foi "O Homem e seu Mundo", tirado da autobiografia de Antoine de Saint-Exupéry, "Terra dos Homens". A moradia também foi um dos temas principais da Expo 67. Habitat 67 se tornou um pavilhão temático visitado por milhares de pessoas de todo o mundo, e durante a exposição também serviu como residência temporária de muitos dignatários que visitaram Montreal.

Em março de 2012, o Habita 67 ganhou uma linha da Lego Architecture e é um candidato a ser incluído na lista de edifícios famosos que inspiram uma réplica especial da Lego. Na verdade, peças da Lego foram usadas no desenho inicial do Habitat; segundo declaração de Safdie "as maquetes inicais do projeto foram construídas usando legos, e as versões posteriores também foram construídas com legos".

Como um dos principais símbolos da Expo 67, Habitat 67 conseguiu fama mundial como um "experimento fantástico" e uma "maravilha arquitetônica". Este experimento foi um êxito e um fracasso: "redefiniu a vida urbana" e, desde então, se tornou "uma cooperativa extraordinária", mas,  ao mesmo tempo, não conseguiu revolucionar a vida acessível ou iniciar uma onda de projetos modulares pré-fabricados como Safdie havia imaginado. Apesar disto, a fama e o êxito de Habitat "fez a reputação de Safdie" e ajudou sua carreira; Mais de quarenta anos depois, Safdie desenhou, até o presente momento, mais de 75 edifícios e planos mestres em todo o mundo.





























Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Habitat_67

Nenhum comentário:

Postar um comentário