sábado, 2 de maio de 2015

Dança: O BUDA DE MIL BRAÇOS


A dança A Deusa de Mil Braços é um balé chinês estreada pela Companhia de Arte Perfomática Chinesa de Deficientes Físicos, sendo que, ao todo, 63 bailarinas posicionadas estrategicamente gesticulam de forma exata e graciosa, levando aos espectadores a imagem do Buda de Mil Mãos, ou Guanyin de Mil Mãos, encontrada em diversas grutas da China . Dança feira em comemoração ao Ano Novo Chinês, todas as integrantes do ballet são deficiente auditivas ou mudas, sendo orientadas por duas integrantes de branco posicionadas nas laterais. O coreógrafo é o chinês Zhang Jigang, um dos responsáveis pela abertura dos Jogos Olímpicos de Beijing, em 2008: "em 1997 comecei a criar o ballet Buda de Mil Mãos. Sempre que encontro essa imagem me apaixono profundamente. Parece-me que se ela se movesse, ficaria lindíssima".

Segundo a tradição budista, a imagem representa as mil mãos que protegem a vida universal, e os mil olhos que ficam nas palmas das mãos observam a todo o mundo.

A dança Buda de Mil Mãos estreou no ano 2000 nos EUA com grande sucesso. Até o ano de 2004 o grupo já havia se apresentado pelo menos 190 vezes em mais de dez países. Na festa de gala da primavera realizada pela Televisão Central da China em 2005, a dança foi apresentada ao vivo, tendo sido assistida por um público estimado em um bilhão de espectadores.

"A vida pode oferecer diversas fontes de inspiração para artistas. Um excelente artista deve ser sempre perspicaz. Por que algumas pessoas podem descobrir a beleza no cotidiano, e outras não? A perspicácia é a resposta", diz o coreógrafo.

Na sequência vídeo, em que é possível assistir e se maravilhar com o belo espetáculo.


Vídeo: o Buda de Mil Braços


Nenhum comentário:

Postar um comentário