domingo, 14 de setembro de 2014

Arquitetura: LE CORBUSIER


Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudônimo de Le Corbusier (La Chaux-de-Fonds, 6 de outubro de 1887 - Roquebrune-Cap-Martin, 27 de agosto de 1965), foi um arquiteto, urbanista e pintor francês de origem suíça. É considerado juntamente com Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies van Rohe e Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos do século XX, tendo tido, inclusive, grande influência nas obras do arquiteto brasileiro. É conhecido por ter sido o criador da Unité d'Habitation, conceito sobre o qual começou a trabalhar na década de 1920.

Aos 29 anos mudou-se para Paris, onde adotou o seu pseudônimo, indo buscar o nome de seu avô materno, originário da região de Albi. A sua figura era marcada pelos óculos redondos de aros escuros. Morreu por afogamento em 27 de agosto de 1965.

Le Corbusier lançou, em seu livro Vers une architecture (Por uma arquitetura, na tradução em português), as bases do movimento moderno de características funcionalistas. A pesquisa que realizou envolvendo uma nova forma de enxergar a forma arquitetônica baseado nas necessidades humanas revolucionou (juntamente com a atuação de Bauhaus na Alemanha) a cultura arquitetônica do mundo inteiro.

Sua obra, ao negar características histórico-nacionalistas, abriu caminho  para o que mais tarde seria chamado de international style ou estilo internacional, que teria representantes como Ludwig Mies van der Rohe, Walter Gropius, e Marcel Breuer. Foi um dos criadores dos CIAM (Congrés Internationaux d'Architecture Moderne).

A sua influência estendeu principalmente ao urbanismo. Foi um dos primeiros a compreender as transformações  que o automóvel exigiria no planejamento urbano. A cidade do futuro, na sua perspectiva, deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentes em pilotis (construção sustentada através de pilares em seu pavimento térreo), deixando o terreno fluir debaixo da construção, o que formaria algo semelhante a parques de estacionamento. Grande parte das teorias arquitetônicas de Le Corbusier foram adaptados pelos construtores de apartamentos nos Estados Unidos.

Le Corbusier defendia, jocosamente, que "por lei, todos os edifícios deviam ser brancos", criticando qualquer esforço artificial de ornamentação. As estruturas por ele idealizadas, de uma simplicidade e austeridades espartanas, nas cidades, foram largamente criticadas por serem monótonas e desagradáveis para os peões. A cidade de Brasília foi concebida segundo as suas teorias.

Depois da sua morte, os detratores tem aumentado o tom de críticas, apelidando-o de inimigo das cidades. É, no entanto, absolutamente , um nome de referência na história da arquitetura contemporânea.

Os cinco pontos de Le Corbusier na arquitetura

Entre as contribuições de Le Corbusier à formulação de uma nova linguagem arquitetônica para o século XX se encontram estes cinco pontos, formalizados no projeto da "Villa Savoye":

CONSTRUÇÃO SOBRE PILOTIS.

Ao tornar todas as construções suspensas, cria-se no ambiente urbano uma perspectiva nova. Uma inédita relação "interno-externo" criar-se-ía entre o observador e o morador.

TERRAÇO-JARDIM

Não mais os telhados do passado. Com o avanço técnico do concreto, seria possível aproveitar a última laje da edificação como espaço de lazer.

PLANTA LIVRE DA ESTRUTURA

A definição dos espaços internos não mais estaria atrelada à concepção estrutural. O uso de sistemas viga-pilar em grelhas ortogonais geraria a flexibilidade necessária para a melhor definição espacial interna possível.

FACHADA LIVRE DA ESTRUTURA

Consequência do tópico anterior. Os pilares devem ser projetados internamente às construções, criando recuos nas lajes de forma a tornar o projeto das aberturas o mais flexível. Deveriam ser abolidos quaisquer resquícios de ornamentação.

JANELA EM FITA

Localizada a uma certa altura, de um ponto ao outro da fachada, de acordo com a melhor orientação solar.

Abaixo algumas de suas principais obras e na sequência vídeo onde podemos verificar mais do seu trabalho.






Unité d'Habitation, 1947-1952
Localização: Marselle, França

Chamada de "A Máquina de Habitar" por Le Corbusier, o edifício foi projetado pelo arquiteto em conjunto com Oscar Niemeyer e outros arquitetos. A obra provocou altas críticas devido aos gastos com materiais (em geral concreto bruto), espaço e  comodidades, algo mau visto em uma época de pós-guerra. A construção, chamada de "aldeia vertical", abriga até 1600 pessoas e foi concebida originalmente para realojar as vítimas de bairros destruídos na cidade.





Unité d'Habitation

Os cincos pontos de Le Corbusier estão fortemente presentes na Unité: a forte pilotis cria espaço de circulação por baixo, as fachadas livres cuidadosamente orquestradas e varandas geradas a partir de quinze tipos de apartamentos. 





Unité d'Habitation
O terraço recupera a área perdida no térreo para recreação.





Unité d'Habitation

O edifício reúne a visão de Le Corbusier para a vida em comunidade com as realidades e necessidades do pós-guerra na França. 




    

A Unité  foi largamente copiada geralmente sem levar em conta as cuidadosas proporções impostas por Le Corbusier, apartamentos luminosos e bem espaçosos, espaço para o jardim criado acima, abaixou e entorno ao edifício, como compensação pela eficiência do espaço interno. 





Maison Blanche, 1912
Localização: Suiça

Colocada na lista de monumentos históricos em 1979 e comprada em 2002 pela Associação Maison Blanche, que restaurou-a mais próximo ao original possível e abriu ao público.





Maison Blanche





Maison Blanche

A combinação de arquitetura moderna, especialmente de influência alemã, com a tradição do mediterrâneo faz da Maison Blanche uma prova tangível das experiências em estética e construção do jovem arquiteto adquirido na escola de arte de sua cidade natal e durante a sua estada em Viena (1907), Paris (1908), Alemanha (1910) e sua viagem ao Oriente (1911).





Capela de Notre Dame du Haut, 1955
Localização: Ronchamp, França
Estilo: Arquitetura Moderna Expressionista

É uma capela de peregrinação religiosa, embora, na maioria dos dias, frequentada por peregrinos arquitetônicos.





Capela Notre Dame du Haut

No cimo de uma colina acima da aldeia Ronchamp, é a mais recente de uma longa história de capelas no local. Sua antecessora foi destruída na Segunda Guerra Mundial e grande parte das pedras foram utilizadas na construção de Le Corbusier.





Capela Notre Dame du Haut

O interior da Capela é modesto, com bancos deslizantes. As curvas das paredes, do telhado e mesmo do piso baixo em direção ao altar seguem o formato da colina.




  

Capela Notre Dame du Haut


Fonte: http://www.greatbuildings.com/architects/Le_Corbusier.html
http://www.galinsky.com/architects.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Le_Corbusier


Le Corbusier, Architect




Um comentário:

  1. Atemporal e vanguarda sempre de mãos dadas, o contemporâneo se resume aqui. ótimo post.

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