sábado, 30 de agosto de 2014

Escultura e outros: MICHELANGELO



Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de março de 1475 - Roma, 18 de fevereiro de 1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo ou Michelangelo, foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.

Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas (patrocinadores de artistas e literatos), a família Medici de Florença, e vários papas romanos. Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença. Tendo seu talento logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Medici, para quem realizou várias obras. Depois fixou-se em Roma, onde deixou a maior parte de suas obras mais representativas. Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento (fins do século XIV e início do século XVII, período definido como uma época de "descoberta do mundo e do homem" para o Maneirismo (aproximadamente de 1515 a 1600, caracterizado pela deliberada sofisticação , dinamismo e complexidade intelectualista), e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica (momento de plenitude das civilizações grega e romana), do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo (filosofia moral que coloca os humanos como principais, em uma escala de importância) e do Neoplatonismo (direcionado para os aspectos espirituais e cosmológicos do pensamento platônico), centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança. Várias de suas criações estão entre as mais célebres da arte do ocidente, destacando-se  na escultura o Baco, a Pietá, o Davi, as duas tumbas Medici e o Moisés; na pintura o vasto ciclo do teto da Capela Sistina e o Juízo Final no mesmo local, e dois afrescos na Capela Paulina; serviu como arquiteto da Basílica de São Pedro implementando grandes reformas em sua estrutura e desenhando a cúpula, remodelou a praça do Capitólio romano e projetou diversos edifícios, e escreveu um grande número de poesias.

Ainda em vida foi considerado o maior artista de seu tempo; chamavam-no de o Divino, e ao longo dos séculos, até os dias de hoje, vem sendo tido na mais alta conta, parte do reduzido grupo de artistas de fama universal, de fato como um dos maiores que já viveram e como o protótipo do gênio. Michelangelo foi um dos primeiros artistas ocidentais a ter sua biografia publicada ainda em vida. Sua fama era tamanha que, como nenhum artista anterior ou contemporâneo seu, sobrevivem registros numerosos sobre sua carreira e personalidade, e objetos que ele usara ou simples esboços para suas obras eram guardados como relíquias por uma legião de admiradores. Para a posteridade Michelangelo permanece como um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal.


Em cada bloco de mármore vejo uma estátua; vejo-a tão claramente como se estivesse na minha frente, moldada e perfeita na pose e no efeito. Tenho apenas de desbastar as paredes brutas que aprisionam a adorável aparição para revelá-la a outros olhos como os meus já a vêem.” - Michelangelo

Abaixo algumas de suas obras e na sequência vídeo em que são apresentados outros trabalhos do artista.





Michelangelo's David in the Gallery of the Accademia di Belle Arti in Florence: http://www.georama.com/blog/travel-after-virginia-tech/


David, 1501 - 1504

Michelangelo é considerado um inovador, pois retrata a personagem não após a batalha contra Golias (como Donatello e Verrochio antes dele fizeram), mas no momento imediatamente anterior a ela, quando David está se preparando para enfrentar o gigante.
Dimensão: 5, 17m
Estátua em mármore
Localização: Galleria dell'Accademia, Florença, Itália




James L. Stanfield - "Pieta" by Michelangelo

Pietà, 1499

Escultura encomendada pelo cardeal francês Jean Bilhères de Lagraulas para a Capela dos Reis de França, antiga Basílica de São Pedro.
Escultura em mármore
Dimensões: 174 cm x 195 cm
Localização: Basílica de São Pedro, Vaticano






Tumba de Giuliano de Lourenço de Médici - Noite e Dia, 1525-1534
Escultura em mármore encomendada para o túmulo de Giuliano Lourenço de Médici
Localização: Capela dos Médici, Florença, Itália






Tumba de Lourenço de Piero de Médici - Amanhecer e Anoitecer, 1525-1534

Escultura em mármore encomendada para o túmulo de Lourenço de Médici
Localização: Capela dos Médici, Florença, Itália




Michelangelo Buonarroti (1475-1564) Lorenzo de Medici. Medici Chapel of Church of San Lorenzo in Florence, Tuscany, 1525-1534

Detalhe da Tumba de Lourenço de Piero de Medici






Moisés, 1509

A estátua representa Moisés com chifres na cabeça, possivelmente devido a um erro de tradução em êxodo 34: 29-35, onde Moisés é caracterizado por possuir "Karan ohr" (raios de luz que saem de sua cabeça, traduzido em São Jerônimo como chifres)

Estátua em mármore
Localização: San Pietro in Vincoli







O Juízo Final, 1534-1541
Localização: Capela Sistina, Vaticano






Detalhe de "Criação de Adão", 1511
Localização: Capela Sistina, Vaticano






Detalhe de "A Criação de Eva", 1509 - 1510
Localização: Capela Sistina Vaticano







Detalhe de "O Juízo Final"






Cúpula da Basílica de São Pedro, Vaticano.

Um dos arquitetos responsáveis pelas obras da Basílica de São Pedro, a contribuição mais importante de Michelangelo para a construção foi a grande cúpula, concluída 24 anos após sua morte.





Detalhe interior da Cúpula da Basílica de São Pedro






Fachada do Palácio Farnese, Roma, Itália, 1541

Redesenhada por Michelangelo, a fachada foi uma de suas contribuições para o Palácio Farnese, atualmente embaixada da França na Itália.



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Michelangelo



Art: Music & Works - Michelangelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário