quinta-feira, 30 de abril de 2015

Arquitetura: ANDREA PALLADIO


Andrea di Pietro della Gondola, vulgo Palladio (Pádua, 30 de novembro de 1508 - Vicenza, 19 de agosto de 1580) foi um arquiteto italiano.

Andrea nasceu em Pádua, então parte da República de Veneza, na Itália. Sobre sua vida pessoal pouco é conhecido. Iniciou sua carreira como cortador de pedra, tendo estudado no atelier do escultor Bartolomeo Cavazza da Sossano. Em 1524 mudou-se para Vicenza, sendo admitido na oficina Pedemuro de cantaria e construção. Quando estava com cerca de trinta anos e já trabalhava como construtor seu talento chamou a atenção do conde Gian Giorgio Trissino, um afamado humanista, que se tornou seu mentor e deu-lhe o apelido de Palladio, a partir de um personagem de seu poema épico A Itália Liberta dos Godos, e providenciou para que ele recebesse uma educação humanista esmerada com uma ênfase na arquitetura. A partir de então Palladio entrou em contato com o pensamento de arquitetos canônicos como Vitrúvio e Alberti, e de tratadistas contemporâneos como Sebastiano Serlio, e viajou várias vezes para Roma a fim de realizar desenhos e medições exatas das ruínas antigas, desvendando seus sistema de proporções. Seus estudos resultaram nos livros L'antichita di Roma, publicado em 1554, na verdade mais um guia turístico como muitos que circulavam na época, descrevendo os monumentos antigos mais importantes, mas já abordando os temas principais de seu interesse e Descrizione delle Chiese in  la Città di Roma, do mesmo ano, cujo caráter era acima de tudo o de um roteiro piedoso pelas igrejas da cidade, mas tratando também da técnica de construção. Com esses livros em seu crédito, Palladio ergueu-se na cena como uma autoridade. Sua consagração definitiva veio logo em seguida, quando Vitrúvio que superou todas as que então existiam, traduzida para o vernáculo e acrescida de extensos comentários eruditos, ilustrado com reconstruções de prédios desaparecidos da Antiguidade feitas pelo próprio Palladio, e elogiando seu protegido por sua vivacidade mental e sua habilidade de entender os mais belos e sutis princípios da antiga arquitetura. Tornou-se então uma figura notória, obtendo o favor de importantes aristocratas e tornando-se amigo de intelectuais, chegando a se tornar membro de prestigiosa e exclusivista Academia de Florença. Em 1570, com uma carreira já consolidada e grande prestígio, publicou uma obra que se tornaria fundamental na história da arquitetura moderna, I Quattro libri dell'Architettura, em quatro volumes e fartamente ilustrado, onde discutia seu próprio trabalho bem como o resultado de suas pesquisas sobre a arquitetura clássica. Abordava as ordens arquitetônicas, a edificação doméstica e pública, o urbanismo e a construção sacra, e considerava o modelo antigo indispensável para a formação de uma verdadeira civilização, mas não obstava a criação original a partir dele. Disse que "não é vedado ao arquiteto afastar-se algumas vezes do uso comum, pois tais variações são graciosas e se baseiam na natureza". As ruínas antigas então visíveis eram principalmente prédios públicos, pouco se sabia da habitação romana, e com isso ele ofereceu seus próprios projetos como exemplos idealizados, estabelecendo com eles o mais coerente sistema de proporções edilícias do Renascimento. Além de apresentar suas ideias de uma forma inovadoramente sucinta e objetiva, o livro introduziu um novo sistema de ilustração arquitetônica com vistas múltiplas e detalhes em separado a fim de fornecer a maior quantidade possível de informações exatas. I Quatri Libri dell'Architettura desde então se tornou canônico, sendo, com a exceção da obra vitruviana, o mais influente tratado da arquitetura de todos os tempos.

Abaixo algumas de suas obras.




Villa Capra, também conhecida como Villa Rotonda, Villa Almerico-Capra ou Villa Capra-Valmarana.
Construção: a partir de 1566.
Localização: próximo a Vicenza, Itália.




É uma das mais belas e famosas villas de Andrea Palladio, sendo um dos mais mais celebrados edifícios da História da Arquitetura.




Salão principal da Villa Capra
O interior deveria ser tão explêndido quanto o exterior. A arquitetura ilustra perfeitamente a significação do classismo.




Vista interior da abóbada
A Villa Capra está classificada pela UNESCO, desde dezembro de 1994, como Patrimônio Mundial juntamente com outras obras de Palladio emVicenza.




Um dos salões da Vila Capra




Detalhes do afresco de um dos salões




Villa Foscari, também conhecida como La Malcontenta 
Construída entre 1550 e 1560.
Localização: Malcontenta, nas proximidades de Mira, Itália.




Vista posterior da Villa Foscari



Villa Foscari by Andrea Palladio ©Shinkenchiku-sha

 A villa Foscari é mais uma das construções de Palladio classificada pela UNESCO, desde 1996, como Patrimônio da Humanidade.




Segundo a lenda, a Villa deve o nome de La Malcontenta (A Descontente) a uma dama da casa Foscari, relegada à solidão entre os seus muros para expiar a culpa de sua conduta viciosa.




Villa Barbaro, também conhecida como Villa di Maser ou Villa Volpi
Foi desenhada pelo arquiteto entre 1554 e 1560.
Localização: Maser, província de Treviso, Itália




Palládio transformou o velho palácio medieval da família Barbaro numa explêndida habitação de campo.




O complexo da villa, que também inclui um templo palladiano, está classificada desde 1996, pela UNESCO, como Patrimônio da Humanidade.



File:Villa Barbaro Maser ninfeo 2009-07-18 f04.jpg

Detalhe do Frontão




Uma das alas laterais da Villa




Salão principal da Villa Barbaro



Interior of Room in Villa Barbaro by Veronese

Uma das salas internas da Villa



                                                    http://pt.wikipedia.org/wiki/Andrea_Palladio

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